A Rede

 

            

 

   

ÁGUEDA

É com enorme prazer que, uma vez mais, o Município de Águeda se associa à d’Orfeu Associação Cultural em mais uma edição do Festim. Uma parceria que se mantém desde a génese do festival em que, este ano, pela primeira vez, além do palco do AgitÁgueda, a programação do Festim passará também pelo Centro de Artes de Águeda.

Hoje, mais do que nunca, é necessária a promoção de valores, do diálogo, da tolerância e da aproximação de culturas, motivos mais do que suficientes para que os ritmos e as músicas de outras latitudes passem por Águeda, neste que é um dos melhores exemplos de multiculturalidade. 

Sejam, portanto, bem vindos a Águeda!

Jorge Almeida
Presidente da Câmara

    

ALBERGARIA-A-VELHA

O Festim é já uma marca de qualidade na programação cultural da região, sendo que a sua notoriedade já ultrapassa fronteiras. Fruto de um trabalho dedicado da associação d'Orfeu, que acredita no envolvimento dos municípios no seu projeto cultural, o Festim apresenta nomes conceituados da denominada World Music dos quatro cantos do Mundo, dando a oportunidade ao público de conhecer outros artistas. Mais do que a música, este festival transporta-nos para outras paragens, outras culturas, outras sonoridades. O Município de Albergaria-a-Velha, na sua missão cultural de formar novos públicos e contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade, orgulha-se de ser parceiro do Festim... Uma verdadeira festa para os sentidos! Participe! Vale a pena!

António Loureiro
Presidente da Câmara

 

SEVER DO VOUGA

Somos parceiros da d’Orfeu Associação Cultural desde a primeira edição desta verdadeira viagem musical que celebra a cultura sem fronteiras. É com grande satisfação que embarcamos em mais uma jornada multicultural pelos sons do mundo. O Festim é um exemplo de sucesso na programação cultural em rede, na qual os municípios se unem para proporcionar um festival intermunicipal de elevada qualidade. Ao facilitar o acesso a diferentes estilos musicais, o Festim mostra como a música e as artes são uma ponte para o diálogo entre os povos, contribuindo para fomentar valores como a tolerância e o respeito pelas diferenças. É a celebração da cultura, através de diferentes continentes, unidos numa só voz, num só cartaz musical.

António Coutinho
Presidente da Câmara

 
       

ESTARREJA

A alegria do FESTIM volta, novamente, a Estarreja!

São outros ritmos, sons e vida de talentosos “músicos do mundo” que nos chegam em julho ao nosso Cine-Teatro, neste Festival que é já uma marca cultural da região.

Mais um ano de uma programação de qualidade, que nos orgulha e faz com que, desde da primeira hora, embarcássemos nesta viagem pelo mundo, com a d’Orfeu. O sucesso deste Festival leva-nos à continuidade desta parceria e amizade com a d’Orfeu e com os outros municípios.

Mais uma vez, em tom de festa, recebemos o FESTIM e todos os que queiram visitar Estarreja!

Diamantino Sabina
Presidente da Câmara

                                                               

OLIVEIRA DO BAIRRO

Na 11.ª edição do Festim, Oliveira do Bairro recebe com entusiasmo um concerto integrado num dos mais reconhecidos festivais de “músicas do mundo”. No dia 28 de junho, sobe ao palco do Quartel das Artes o grupo Otava Yo, da Rússia. Mais uma oportunidade para o público do concelho e da região assistir a um grande espetáculo, num auditório que é já uma referência a nível nacional.

No Coração da Bairrada, Oliveira do Bairro, terra com forte tradição musical, acolhe o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo de braços abertos.

Duarte Novo
Presidente da Câmara

 

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Pelo segundo ano consecutivo, Oliveira de Azeméis recebe o Festim.
Depois de termos aderido em 2018 ao projeto da associação d’Orfeu, é com satisfação que voltamos a integrar o programa deste festival com um concerto a 29 de junho na Praça da Cidade.
Esta é uma manifestação cultural de qualidade que vem juntar-se a outras que já fazem parte da nossa programação cultural. É, ao mesmo tempo, uma oportunidade dos oliveirenses contactarem com outras sonoridades musicais, com novos estilos e diferentes povos e culturas.


Este complemento cultural que é o Festim reforça aquilo que é a nossa preocupação de diversificarmos a oferta tornando mais ricas as nossas propostas junto do público.
Este evento enquadra-se na nossa estratégia cultural de proximidade e complementaridade pelo que se entende a adesão de Oliveira de Azeméis à rede de ofertas da d’Orfeu, uma associação ativa e que nos surpreende na forma de captar públicos.
Tenho a certeza de que os oliveirenses irão associar-se à 11ª edição do Festim aderindo em força ao espetáculo marcado para o final de junho com os Otava Yo, uma formação russa que transporta para a era digital as tradições do folclore russo.
A d’Orfeu está de parabéns por proporcionar ao público eventos profundamente enraizados no panorama cultural da região onde se insere.


Oliveira de Azeméis orgulha-se de poder contar, entre si, com uma das manifestações com mais aceitação junto do público, o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. 

Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara

 

             

Bem-vindos ao 11º Festim!

Cumpridas dez edições, mais de 70 nomes de todo o planeta fizeram uma década de Festim. Tantas geografias couberam já nesta região. A epopeia continua este ano, com mais 8 fascinantes propostas, ao longo de 14 concertos, nos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Oliveira do Bairro e Oliveira de Azeméis. Prepara-se novo verdadeiro festim junto do público, consolidando a aposta de descentralização cultural com um singular modelo de programação em rede.

Nesta 11ª edição, preparamo-nos para conhecer artistas de várias procedências: da Suécia e Inglaterra, um fenómeno global, os Hang Massive; de Espanha, uma deslumbrante figura do cante flamenco, Rocío Márquez; da África do Sul, a indomável Nomfusi; da Rússia, a contagiante energia de Otava Yo; da Polónia, o estupendo quinteto de cordas Volosi; de Cuba, as vozes impressionantes de Vocal Sampling; da Irlanda, a música trepidante de Sharon Shannon; e, de Portugal, mas com costela de Cabo Verde, Sara Tavares partilha a mestiçagem das suas raízes.

Os seis Municípios parceiros e a d'Orfeu AC apresentam, neste site, o programa do Festim 2019. Bem-vindos ao 11º festival intermunicipal de músicas do mundo!

d'Orfeu AC

MUNICÍPIOS DA REDE
Município de Águeda
Município de Albergaria-a-Velha
Município de Sever do Vouga
Município de Estarreja
Município de Oliveira do Bairro 
Município de Oliveira de Azeméis

APOIO OFICIAL 
Ministério da Cultura da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes

INICIATIVA 
d'Orfeu AC
(+351) 234 603 164
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt 
www.facebook.com/dOrfeuAC