A Rede

 

  

ÁGUEDA

Na sua 6ª edição, o Festim é já uma marca indissociável da programação cultural da região, promovendo a sua projeção muito além dos municípios parceiros. Os palcos desta iniciativa intermunicipal são enriquecidos
pela diversidade das proveniências geográficas, evocando a cada espetáculo novas paisagens (sonoras) e culturas. Águeda de portas abertas à multiculturalidade, torna-se mais rica.
A todos os Aguedenses e aos que nos visitam desejo que façam o seu Festim!

Gil Nadais
Presidente da Câmara

    

ALBERGARIA-A-VELHA

O Festim é já uma marca de qualidade na programação cultural da região, sendo que a sua notoriedade já ultrapassa fronteiras. Fruto de um trabalho dedicado da associação d'Orfeu, que acredita no envolvimento dos municípios no seu projeto cultural, o Festim apresenta nomes conceituados da denominada World Music dos quatro cantos do Mundo, dando a oportunidade ao público de conhecer outros artistas. Mais do que a música, este festival transporta-nos para outras paragens, outras culturas, outras sonoridades. O Cineteatro Alba, na sua missão de formar novos públicos e contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade, orgulha-se de ser parceiro do Festim... Uma verdadeira festa para os sentidos! Participe! Vale a pena!

António Loureiro
Presidente da Câmara

                  

SEVER DO VOUGA

Ao acolher a sexta edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, o Município de Sever do Vouga consolida a sua perspetiva de política cultural que privilegia a qualidade artística e a afirmação desta parceria regional com a d’Orfeu e com vários municípios da região iniciada em 2009. Nesta perspetiva, o Festim traz a Sever do Vouga gentes do mundo que, atravás das suas melodias, cantos e danças, aproximam modos, vivências e práticas de exaltação civilizacional. É a alegria, a cor, os movimentos, os sons e a grande Festa das Músicas do Mundo em Sever do Vouga! Em suma, o Festim pela atração que constitui e pela procura que estimula, é já uma marca da região e de Sever do Vouga.

António Coutinho
Presidente da Câmara

 

 

 

 

OVAR

O regresso do Festim ao território de Ovar representa a concretização de um dos vários compromissos que assumimos e definimos para a política cultural do nosso Município. E, além de representar a recuperação do Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, uma referência na programação cultural em rede da região de Aveiro, representa também a devolução da festa à rua, na sua dimensão mais popular, com concertos gratuitos em espaços públicos e ao ar livre. O concelho de Ovar, em junho e julho, será o palco de três espetéculos com estilos e de culturas diferentes, oferecendo a todos um cartaz musical de grupos e artistas de reconhecido mérito internacional, oriundos da Índia, da Jamaica e de Marrocos. Juntem-se a nós e apareçam no nosso Festim!

Salvador Malheiro
Presidente da Câmara

 

ESTARREJA

O Festim é, inegavelmente, uma marca da programação cultural da região, que ultrapassa as suas fronteiras, nos “transporta” para locais desconhecidos e nos faz sentir outras vivências...
Dar a conhecer outras culturas através da música, linguagem universal, é uma excelente forma de formar novos públicos e de dar a conhecer os magníficos espaços culturais da região, consolidando o espírito de trabalho em rede, que a d’Orfeu, num trabalho de grande mérito, tão bem tem sabido fomentar ao longo dos tempos.
Será em tom de festa que Estarreja, no Cine-Teatro Municipal, recebe mais uma edição do Festim!

Diamantino Manuel Sabina
Presidente da Câmara

 

OLIVEIRA DO BAIRRO

Oliveira do Bairro volta ao Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, depois de uma primeira incursão do Festim no âmbito da 23ª FIACOBA e 2ª Feira do Cavalo em 2010. Na 6ª edição desta grande festa da música do mundo, o Festim entra no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol para fazer subir ao palco do novo equipamento cultural do concelho a Bollywood Masala Orchestra da Índia, para um momento que se espera memorável! Não temos dúvida que o Festim é uma marca cultural de promoção da região além- fronteiras - é para este circuito cultural, que nos engrandece e coloca na agenda cultural do país, que convidamos todos, muito especialmente os nossos oliveirenses.
Façam connosco o Festim!

Mário João Oliveira
Presidente da Câmara

 

PARCEIROS

Seis edições de festim, bem-vindos!

Desde que, em 2009, foi encarado como aposta estratégica e uma marca de promoção do território, o Festim destacou-se pelo singular modelo de programação que, além dos méritos da descentralização, promove a vinda a Portugal de tantos incontornáveis nomes da world music da actualidade.

Depois de Hermeto Pascoal, Kepa Junkera, Carlos Núñez, Kimmo Pohjonen, Taraf de Haïdouks, Rabih Abou-Khalil ou The Klezmatics, entre muitos outros, o Festim chega agora à sua 6ª edição consecutiva, querendo mais uma vez surpreender o público da região e do país. Palco de geografias fascinantes e improváveis descobertas, o Festim oferece ainda os encantos de toda uma região ao público dos concertos.

Os seis Municípios parceiros e a d’Orfeu apresentam nestas páginas, detalhadamente, o fascinante programa para 2014. A partir de 6 de Junho, acontece mais um grande Festim!

d'Orfeu Associação Cultural


MUNICÍPIOS DA REDE
Município de Águeda
Município de Albergaria-a-Velha
Município de Sever do Vouga
Município de Ovar
Município de Estarreja
Município de Oliveira do Barro

APOIO OFICIAL
Secretaria de Estado da Cultura
Direcção-Geral das Artes

INICIATIVA
d'Orfeu Associação Cultural
(+351) 234 603 164
dorfeu@dorfeu.pt
www.dorfeu.pt
dorfeu.blogspot.com
www.facebook.com/dOrfeuAC

CALENDÁRIO

Sex 6 Jun Richard Galliano ÁGUEDA

Sex 13 Jun Yves Lambert ALBERGARIA-A-VELHA
Sáb 14 Jun Yves Lambert SEVER DO VOUGA

Sex 20 Jun Bollywood Masala Orchestra ALBERGARIA-A-VELHA
Sáb 21 Jun Bollywood Masala Orchestra OLIVEIRA DO BAIRRO
Sex 27 Jun Bollywood Masala Orchestra OVAR
Sáb 28 Jun Bollywood Masala Orchestra SEVER DO VOUGA

Sex 4 Jul Coetus ESTARREJA
Sáb 5 Jul Coetus ALBERGARIA-A-VELHA

Qui 10 Jul Fanfare Ciocarlia ÁGUEDA
Sex 11 Jul Fanfare Ciocarlia ALBERGARIA-A-VELHA
Sáb 12 Jul Fanfare Ciocarlia SEVER DO VOUGA

Qui 17 Jul The Skatalites ÁGUEDA
Sex 18 Jul The Skatalites OVAR

Qui 24 Jul Mehdi Nassouli ÁGUEDA
Sex 25 Jul Mehdi Nassouli OVAR